+ 351 245 457 169
amieira@ump.pt



Envelhecimento Ativo para a Animação Sociocultural

A Animação Sociocultural é uma prática estruturada e organizada, assente no conhecimento da população e dos indivíduos com que se trabalha. Esta prática para a População Idosa contribui para a criação de espaços individuais de autonomia, fornecendo identificações, adaptações e estruturas que permitam o reconhecimento e a apropriação individual de cada pessoa, implicando-a com os recursos de que dispõe no seu processo de vida.
As práticas de animação em Estruturas Socias para Idosos, devem ser pensadas tendo em conta as caraterísticas das pessoas com quem se vai intervir, ao nível do seu potencial e limitações, de forma a que se consiga atingir a autonomia e a vontade da própria pessoa. Desta forma a Animação Sociocultural na terceira idade surge em resposta a uma ausência ou diminuição da sua atividade e das suas relações sociais tendo como objetivo preencher esse vazio através da sua integração e participação voluntária em tarefas coletivas nas quais a cultura joga um papel estimulante.
A participação das pessoas idosas é muito importante, na medida em que lhes permite passar o tempo de uma forma ativa e agradável. Assim, devem ser desenvolvidas atividades que possibilitem a participação do idoso, e que permitam proporcionar-lhes prazer.
O Animador deve criar condições para que os idosos participem, sendo que, para tal é necessário em primeiro lugar, que aquele conquiste a simpatia dos mesmos e estabeleça com eles um clima de confiança. Para além disto, é necessário que os conheça bem (gostos, desejos, capacidades, preferências, expectativas…, que os ajude a ultrapassar os medos, valorize as suas capacidades e proponha atividades adaptadas a cada um.
A Santa Casa da Misericórdia da Amieira do Tejo, tem todas as condições necessárias para o desenvolvimento de boas práticas de animação sociocultural contribuindo desta forma para o bem-estar físico e psíquico dos nossos utentes.