+ 351 245 457 169
amieira@ump.pt



Dia da Nossa Senhora das Misericórdias

Chegámos ao Maio das flores, das rosas, de Maria, da nossa mãe do céu e da divulgação das cerimónias do 13 de Maio em Fátima.
Toda esta emblemática sensibiliza naturalmente todas ou quase todas as utentes umas porque foram mães, outras porque já são mães-avós mas todas elas souberam e sabem como ninguém o que é cuidar, dar e distribuir amor e carinho sem se preocuparem em receber nada em troca.
É este Princípio Eterno “Mandamento do Amor” a Deus e ao Próximo que as Misericórdias Portuguesas tão bem sabem pôr em prática, com as suas catorze obras de misericórdia (sete Corporais e sete Espiritais).
Também nós Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo, não ficámos nem podíamos de maneira alguma ficar indiferentes a toda esta missão e à semelhança do que já vem sendo feito em anos anteriores, celebrámos no dia 31 de Maio a festa em honra de Nossa Senhora das Misericórdias neste ano Jubilar da Misericórdia.
As cerimónias iniciaram-se com uma Celebração Eucarística na Capela da Misericórdia presidida pelo Sr. Padre Jomy e à qual se associou toda a Mesa Administrativa, com estandarte e trajada com os símbolos da nossa Misericórdia.
Associaram-se também todos os utentes e funcionárias e pela primeira vez fez-se ouvir o Coro da Santa Casa orientados pela nossa Animadora Sociocultural e pelo acordeão de um dos nossos utentes. É de salientar a grande participação da Comunidade.
Deu gosto assistir a esta celebração Eucarística por toda a sua organização e também pelo espírito vivido nesse dia.
Coube ao Sr. Padre Jomy enaltecer, Nossa Senhora das Misericórdias, nossa mãe do céu, mãe do amor e da Misericórdia, o papel das misericórdias em Portugal e a acção desempenhada pela nossa misericórdia em favor dos mais desfavorecidos, assim como orar pelos irmãos já falecidos, terminando com a mensagem do Papa Francisco “A Misericórdia de Deus nos Salva”
Posteriormente, fomos obsequiados com uma representação a cargo dos nossos utentes das várias respostas sociais: ERPI, Centro de Dia e SAD intitulada “As 14 obras de Misericórdia”.
Foi visível o agrado de todos pois representaram as Catorze Obras de Misericórdia,da melhor forma e passaram a mensagem principal “AJUDAR O NOSSO PRÓXIMO…”