Ninguém disse que trabalhar em equipa era fácil ou garantia de sucesso da própria equipa. O segredo passa por identificar os projetos onde o trabalho em equipa pode acrescentar valor, ou quando – pelo contrário – não é a solução mais indicada. Mas isso, já dava assunto para outra pequena reflexão.
O trabalho em equipa é algo extremamente importante e eficaz nas Instituições Sociais, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipa mal orientada, desmotivada, sem estímulos, pode levar projetos por água abaixo e até arruinar organizações.
O segredo de um trabalho em conjunto está na delegação de responsabilidades e não de tarefas, onde cada profissional, dentro de seus conhecimentos e capacidades, possa desenvolver a etapa do processo que lhe é designada. E a condução desse processo deve ser realizada por um líder que olhe não apenas os conhecimentos técnicos dos profissionais e, sim, que saiba trabalhar as habilidades e competências de cada um.
Liderança e trabalho em equipa estão muitas vezes diretamente ligados, onde o líder é o profissional que conduz os demais nos processos de trabalho. Além disso, hoje ele é o responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores e das equipas a fim de explorar o máximo das suas competências e conhecimentos.
Assim sendo, considero que um colaborador sabe trabalhar em equipa quando: é comprometido, flexível, acessível, confiante e de confiança, competente, criativo e apaixanado.