+ 351 245 457 169
amieira@ump.pt



Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre

Como forma de comemorarmos o Dia Internacional da Dança e o Dia Mundial do Teatro, fomos novamente recebidos de braços abertos pela Sara, com a simpatia com que já nos habituou e, desta vez, reservou-nos uma grande surpresa, pois além do "Corpo e Mente em Forma" tivemos a presença da querida Prof. Fátima que, através da expressão corporal, fez-nos recordar a travessia do Tejo com a sua Barca, as lendas, as belas canções da nossa terra e com a sua habilidade e imaginação fértil levou-nos a representar a lenda das "Terra de Jans".
Tecemos o linho, enchemos os fusos com o linho já tecido, construímos barquinhos de papel suspensos de balões e, pegando todos nas pegas de uma lona redonda e colorida, íamos baloiçando para cima e para baixo criando nela um movimento ondulatório semelhante ao das águas do rio Tejo.
Deste modo, colocámos os barquinhos todos numa das margens do rio improvisado enquanto na margem oposta as tecedeiras (Jans) aguardavam a sua chegada para carregarem os fusos com o linho tecido.
A navegação foi perfeita e o linho tecido lá foi da margem esquerda para a direita do rio Tejo sempre com uma ondulação certinha e perfeita.
Desta ida até a Portalegre, surgiu a oportunidade, com o Serviço Educativo do CAEP, agendar uma sessão de cinema e, mais uma vez, não fomos sozinhos, os nossos amigos de Montalvão foram também assistir ao filme "Amália" em ecrã gigante, com música adequada e em português para que todos possam entender muito bem.
Belos fadinhos da nossa saudosa Amália Rodrigues.
Ficamos maravilhados, não só pela simpatia e carinho, com que nos receberam no CAEP, mas também por termos à nossa disposição uma sala de espetáculos encantadora e grande. Obrigado CAEP, pela vossa preciosa disponibilidada e, sobretudo, por não terem relutância alguma em nos franquearem as portas e nos permitirem conhecer coisas, que certamente, nunca teríamos oportunidade de ver e apreciar.